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QUINTA AULA D REDAÇÃO: DISSERTAÇÃO

AULA 5
REDAÇÃO
Professora Sandra Franco
DISSERTAÇÃO
1. Definição de Dissertação.
2. Roteiro para dissertação.
3. Partes da dissertação.
4. Prática.
5. Recomendações Gerais.
6. Leitura Complementar.
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1. Definição de Dissertação.
Quantas vezes você já não enroscou na palavra dissertação? A
dissertação pode ser de vários tipos, mas, essencialmente, refere-se
apenas apresentar uma idéia a alguém.
O tipo de texto em que predomina a defesa de uma idéia é
chamado Dissertação. Este tipo de texto requer um exame crítico
do assunto, raciocínio, clareza, coerência, objetividade na
exposição, planejamento de trabalho e habilidade de expressão.
2. Roteiro para dissertação
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Se você pensa em ir a algum lugar, aonde nunca foi antes, é
natural que imagine um roteiro, para que ganhe tempo e corra
menos riscos de se perder, certo? Faça o mesmo quando pensar em
fazer uma dissertação. Se quer começar a fazê-la, sabendo aonde
irá chegar, trace um plano: determine seu caminho. Como? Vamos
ver:
1o Reflita sobre o tema: qual é o assunto? Qual seu
posicionamento sobre ele?
2o Quais as informações que você possui sobre o tema? Escreva
todas as que considerar importantes.
3o A que conclusão você conseguiu chegar?
É importante nunca esquecer que, ao dissertar, você tem
alguém para quem apresentar suas idéias (nem sempre se sabe
quem). É preciso, então, ser claro.
Vejamos um exemplo:
No mundo moderno, onde é cada vez mais dura a competição
pessoal, e cada vez mais profundo o abismo da ignorância, não por
incapacidade do espírito humano, mas pelo aumento enorme da
quantidade de coisas a aprender, a leitura ainda é dos mais
decisivos meios para a aquisição de conhecimento. Leitura e
personalidade continuam juntas: dize-me o que lês e te direi quem
és!
Se o primeiro passo é refletir sobre o tema, quando somos
nós quem irá escrever, vale a mesma regra para entender o texto já
escrito por alguém. Trata-se de um texto dissertativo? Sim, porque
alguém nos apresentou uma idéia.
Sobre o que trata esse texto? Sim, você acertou: sobre a
leitura – é esse o tema.
Qual o posicionamento do autor? Ler é decisivo para a
aquisição de conhecimento.
Quais os argumentos utilizados? Caracterização do mundo
moderno como competitivo,e há grande quantidade de coisas a
aprender.
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A que conclusão o autor nos leva? A de que a leitura é a
principal fonte de conhecimento do homem e uma forma de
caracterizá-lo (talvez diferenciá-lo) nesse mundo competitivo.
3. Partes da dissertação.
Claro, esse é um pequeno texto: um parágrafo. No Vestibular,
você terá de elaborar uma redação em média com 30 linhas... mas,
não se assuste, você já aprendeu o caminho: já sabe qual o plano a
seguir. A estrutura da dissertação é formal, o que significa que ela
não se modifica: seja em um parágrafo ou em um texto com vários
parágrafos. Vamos rever os nomes dessas três partes:
1o TESE ou INTRODUÇÃO: idéia central. A introdução
apresenta a idéia que vai ser discutida (tópico frasal), portanto, deverá ser objetiva,
direta. Em um texto de 30 linhas, pense em usar até 5 linhas para apresentar a tese.
Você poderá iniciar seu texto com perguntas, afirmações, citações, contanto um fato;
desde que o leitor identifique de imediato qual o seu ponto de vista sobre o tema.
2o DESENVOLVIMENTO: argumentos organizados. Trata-se
da 2a.parte do texto dissertativo; no desenvolvimento da tese, estarão presentes os
argumentos, fatos históricos associados àquele tema; citações literárias ou nãoliterárias;
comparações geográficas; fatos do cotidiano, desde que públicos. Vale a
originalidade Numa redação com 30 linhas, procure fazer 3 ou 4 parágrafos no
desenvolvimento, com a média de 6 linhas para cada enfoque (a cada parágrafo
corresponde um enfoque diferente ao tema, sempre de acordo com a sua tese).
3o CONCLUSÃO: finalização do texto. A conclusão pode
sintetizar as idéias expostas, apresentadas e discutidas no desenvolvimento; ou,
apresentar uma solução para o tema tratado; mas, cuidado: não apresente soluções
óbvias, porém impraticáveis de fato; fuja do “lugar-comum”! Use, no máximo, um
parágrafo com até 5 linhas.
4. Prática.
Em outra aula falaremos em especial sobre temas: o tema objetivo e o tema
subjetivo. Por vezes, o vestibular fornece um texto como tema, caso em que o
vestibulando terá de interpretar o assunto a ser tratado. Em outros vestibulares, dá-se
uma pergunta-tema, juntamente com uma coletânea sobre o tema dado. Essa
coletânea, normalmente, apresenta enfoques distintos, modalidades textuais ou até
linguagens diferentes (textos em prosa ou até em verso - literários ou não-literários;
letras de música; pinturas; charges) para que você reflita a partir de pontos de vista
diversos e possa usá-los a favor do desenvolvimento de sua tese. Não se deve copiar,
porém, trechos ou apenas transcrever as idéias; mas, sim, a partir dessas idéias
alheias, apresentar o que você pensa, certo?
Sua vez: use nosso plano, e procure fazer seu texto, a partir
de uma proposta que já foi tema no Vestibular da PUC do RJ.
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“Vestibulando, na sua opinião, quais seriam os caminhos
para uma melhoria do nível de ensino no Brasil?”
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Se você é daqueles que não sabe como iniciar seu texto,
comece de forma direta, por exemplo: “O nível de ensino dos
estudantes no Brasil poderá ser melhorado se...”
Recolha as informações que possui sobre o tema: é preciso
mais verba? É preciso aprimorar a qualidade dos professores? É
preciso ampliar a quantidade de horas na escola?
Não se esqueça de que não basta dizer “sim” ou “não” às
questões levantadas. É importante dizer os motivos; explicitar
ao leitor porque pensa daquela forma expressa no texto.
Conclua o texto: talvez apresentando uma solução, ou,
simplesmente retomando, com outras palavras, o que você
escreveu no início.
Treine e procure expressar suas idéias por escrito.Em outras
aulas, continuaremos a pensar, escrevendo.
Um grande abraço!
5. Recomendações Gerais.
a) O tratamento ao tema deverá ser impessoal, o que
significa que você deverá evitar o uso da primeira pessoa,
especialmente o “eu”.
b) A redação é pedida em prosa; significa que você não
deverá fazer versos. A modalidade redacional é normalmente a
Dissertação, por esta ser mais adequada à reflexão, à discussão e
ao desenvolvimento de um assunto (claro que você poderia fazer
um poema reflexivo, ou uma narrativa reflexiva ou uma crônica
reflexiva, mas não são estes os textos desejados no vestibular; em
raras exceções, tem-se a opção da narração ou da carta).
c) Procure, sempre que possível, fazer rascunho; ao
passar a limpo seu texto, você terá a chance de rever suas idéias,
fazer a correção gramatical, perceber se há incoerências, enfim,
será possível ter mais segurança quanto ao resultado.
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d) Na Dissertação, deve-se discutir o assunto, expor
pontos de vista, analisar diferentes aspectos relacionados ao tema,
buscando causas, conseqüências, exemplos, até, se possível,
soluções ao "problema".
e) A estética é importante: preocupe-se em alinhar
parágrafos e margens. Torne seu texto mais fácil para e leitura e
entendimento do examinador; se ele não entender sua letra, como
entenderá suas idéias?
f) A idéias devem estar ligadas entre si, dentro dos
parágrafos e entre os parágrafos – é a chamada coesão textual.
Cuidado para não fazer parágrafos com um único período, pontue as
orações: períodos curtos facilitam o entendimento da mensagem.
f) Não descuide da gramática: o conhecimento da norma
culta é avaliado em seu texto. A linguagem deverá ser objetiva;
muito cuidado ao tentar usar a ambigüidade, ou a ironia – você
poderá tornar confuso o texto.
g) Dê um título, sempre que a proposta assim o solicitar;
ele não será obrigatório, se não houver determinação expressa.
Coloque esse título na folha dada para a versão definitiva, na 1ª
linha; deixe uma linha em branco, e inicie o seu 1º parágrafo.
h) Procure ler artigos em revistas, notícias em jornais,
participe de debates com seus colegas e seus familiares sobre
assuntos diários sócio-político-econômicos do Brasil ou do
mundo...verbalize e escreva, sempre.